Um novo golpe que começou em São Paulo esta aterrorizando pessoas de todo o Brasil, bandidos estão ligando para as pessoas avisando que o cartão de crédito foi clonado e pede que seja feito um procedimento, com esse golpe milhares de brasileiros perderam muito dinheiro, entenda como o golpe é feito:

Uma pessoa identificando-se como empregado do banco que pessoa possuiu o cartão de crédito, liga perguntando se algumas compras foram realizadas, a pessoa informa que não reconhece as compras, então o suposto funcionário diz que são necessários alguns procedimentos para cancelar supostas compras feitas com o cartão de crédito da vítima.

Para ganhar sua confiança o golpista confirma o CPF e pede para confirmar a data do nascimento, e em alguns casos pedem que a senha seja revelada, em outro casos eles já possuem a senha, e ainda pendem para escrever uma carta do próprio punho ditada pelos bandidos dizendo: “Nego qualquer tipo de compra fraudulenta”.A partir daí solicita que a vítima corte o cartão de crédito e o entregue para um motoboy encarregado de retirar o cartão cortado, que será devolvido ao Banco. De posse desses dados os vigaristas passam a fazer compras em nome da vítima.

Além disso, eles interceptam a ligação das vítimas para a central do banco, se passando pelo banco para tirar duvidas.

No caso de cancelamento ou bloqueio de cartão, o banco não pede a digitação de qualquer senha. O banco também nunca solicita a devolução de cartões, mesmo inutilizados. E para não deixar dúvidas, o cliente deve destruir o chip.

A Federação Brasileira de Bancos explica que os setores de fraudes podem ligar para confirmar uma transação. Mas se o cliente notar algo estranho, deve desligar e entrar em contato com a central de atendimento usando os telefones indicados no site do banco.

E nenhum banco irá pedir os cartões de volta, e sempre que for cancelar um cartão, destrua o chip. Caso seja vítima, o cliente deve registrar um boletim de ocorrência. Depois, deve abrir um procedimento no banco para contestar o débito e solicitar informações como horário e local das compras. A partir daí a responsabilidade de detectar a fraude é do banco, que deve reembolsá-lo e tratar de todos os procedimentos legais. No geral, os bancos têm entre 5 a 20 dias para proceder ao reembolso e, se for da sua vontade, providenciar um novo cartão de crédito.

Caso o banco não cumpra com esta responsabilidade num prazo de até um mês, você pode fazer uma reclamação oficial junto ao Procon, ou procurar apoio jurídico e ajuizar uma ação judicial.

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