O natal está chegando e como sempre é uma data em que há um apelo enorme para o consumo.

Mas, até mesmo para fazer compras é preciso ter responsabilidade para não comprometer o orçamento doméstico. É necessário planejá-las com antecedência e observar algumas dicas para não se arrepender depois! São elas:

– Nunca compre por impulso.

– Faça uma lista de presentes. É importante também colocar a faixa de preço que se pretende gastar e as opções de presentes para cada uma delas.

– Pesquise e compare preços! A prática mostra diferenças louváveis.

– Verifique a possibilidade de troca do produto, algumas lojas não permitem essa modalidade. Para os locais que permitem troca, as condições devem constar de uma etiqueta afixada aos produtos.

– Preste atenção ao período de entrega do produto.

– Evite comprar em sites que exibem como forma de contato apenas um telefone celular ou e-mail gratuito.

– Jamais faça compras online em computadores desconhecidos e em lugares públicos.

– Compras em lojas virtuais ou por telefone dão direito a troca. O consumidor pode se arrepender no prazo de sete dias a contar de sua assinatura ou do recebimento do produto.

– Nas compras de brinquedos é imprescindível verificar a indicação da faixa etária, as informações de segurança e se dispõem do selo do INMETRO.

– Todas as lojas devem dispor de um Código de Defesa de Consumidor para que os clientes consultem qualquer dúvida sobre seus direitos.

– Exija sempre Nota Fiscal, pois é essencial para garantia dos produtos, trocas ou eventuais reclamações.

Em caso de algum problema, o consumidor pode formalizar sua reclamação junto ao SAC da empresa. Se, por acaso, não for atendido, entre em contato com a Ouvidoria, ou através do site CONSUMIDOR.GOV.BR ou o Procon de sua cidade.

Desejo a todos boas compras, sejam expertos…

 

Maria Stella Gregori é advogada especializada em direito do consumidor e diretora da Brasilcon

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

*